O jogo sujo da política, e a divulgação de notícias falsas, tem sido o modo operante de alguns derrotados em 2022.
E desta vez, a vítima é a deputada mais votada por Mato Grosso Janaína Riva.
Com histórico de ser a deputada mais atuante no legislativo matogrossense, despertou a ira dos adversários que vem espalhando fake news, para tentar manchar a história exemplar da deputada.
A deputada estadual Janaína Riva (MDB) vai denunciar à Polícia Civil e ao Poder Judiciário que foi alvo de "fake news" neste fim de semana. A parlamentar, mais votada na eleição de 2022 para a Assembleia Legislativa, viu diversas divulgações em sites de notícias de que o Ministério Público Eleitoral teria pedido a cassação de seu mandato.
Acontece que as notícias estão sendo divulgadas como atual, mas se trata de um processo relacionado a eleição de 2018. Na ocasião, Janaína foi inocentada pela Justiça Eleitoral e, em relação a eleição de 2022 não responde a nenhuma ação pedindo a perda do mandato, tendo, inclusive, as contas de campanha aprovadas por unanimidade.
Os links com a notícia falsa foram rapidamente compartilhados em grupos de WhatsApp. "Decidi expor por que com o JOGO DO MAL a gente tem que fazer assim: expor para que todos saibam quem é quem e tomar as medidas judiciais cabíveis", desabafou a deputada em seu Instagram, revelando que um dos sites que divulgou a notícia é ligado a um secretário da prefeitura de Cuiabá.